quinta-feira, 2 de abril de 2009

escala 4

(escala pequena)

  • As escalas PEQUENAS, são aquelas que mapeiam uma área muito grande, pois como a proporção é grande, o mundo inteiro “cabe” em pouco espaço.
  • As escalas PEQUENAS, são aquelas a partir de 1:30 000 000.
  • Para calcular as escalas é assim:
    Nas escalas, trabalhamos com os seguintes elementos:
    D = distância real no terreno, em km.
    d = distância no mapa, em cm.
    E = escala.
    Com isso, dependendo da incógnita (número a ser descoberto), formamos as seguintes equações:
    D = d . E
    d = D / E
    E = D / d
    A transformação de CM para KM e vice versa, vocês já sabem, mas hei de lembrá-los.
    De CM para KM, extraímos 5 casas, de modo que 30 000 000 cm = 300 km
    De KM para CM, adcinamos 5 casas, de modo que 2 KM = 200 000 CM

ABÇS

Saúde guerreiro!

5 comentários:

Juliana - Humanas [manhã] - centro. disse...

Ah, professor, o blog é massa. ;)

Eu entrei no site do "el mundo" pra treinar mais minha interpretação em espanhol,
e eu li uma notícia, que eu não sei se você já viu, mas foi uma das mais estúpidas
que eu já vi: tem uma cidade na China onde existe uma grande cratera numa montanha,
devido à exploração de minérios. Mas essa montanha já não é mais utilizada para
exploração, então o governo da China deu ordens ao prefeito do local que reflorestasse
a cratera...
Sabe o que ele fez?
Ele PINTOU DE VERDE a cratera na montanha, pra fugir da responsabilidade,
mas o pior de tudo é que além de pintar a cratera de verde, ele ainda gastou
muito mais do que teria gasto se tivesse feito o que era pra ser feito.
E ele ainda deu a desculpa de que fez aquilo segundo as normas do Feng Shui!

bom, a notícia tá em espanhol [claro], mas eu acho que o básico dá pra entender:
http://www.elmundo.es/elmundo/2007/02/14/ciencia/1171450881.html

Juliana - Humanas [manhã] - centro. disse...

Ah, professor, o blog é massa. ;)

Eu entrei no site do "el mundo" pra treinar mais minha interpretação em espanhol,
e eu li uma notícia, que eu não sei se você já viu, mas foi uma das mais estúpidas
que eu já vi: tem uma cidade na China onde existe uma grande cratera numa montanha,
devido à exploração de minérios. Mas essa montanha já não é mais utilizada para
exploração, então o governo da China deu ordens ao prefeito do local que reflorestasse
a cratera...
Sabe o que ele fez?
Ele PINTOU DE VERDE a cratera na montanha, pra fugir da responsabilidade,
mas o pior de tudo é que além de pintar a cratera de verde, ele ainda gastou
muito mais do que teria gasto se tivesse feito o que era pra ser feito.
E ele ainda deu a desculpa de que fez aquilo segundo as normas do Feng Shui!

bom, a notícia tá em espanhol [claro], mas eu acho que o básico dá pra entender:
http://www.elmundo.es/elmundo/2007/02/14/ciencia/1171450881.html

Danilo disse...

Afff esse assunto é uoh!
E o 'Céu de Suely' saiu de cartaz =[

Danilo disse...

HUAHAHUAUHAHUAUHAUH
adorei juliana HUAUHHUAUHA
PINTOU DE VERDE HUAUAUHAUHAHUA

Thiago Koutzii disse...
Este comentário foi removido pelo autor.