segunda-feira, 21 de julho de 2008

Música 1

Pantalassa, como agora vocês já sabem, foi o oceano único cerca de 300 milhões de anos atrás.

Contemporâneo a ele, Pangéia formava o continente único forrado por florestas intermináveis.

Mas o objetivo desse post é outro.

Se por um lado o referido oceano foi o local onde a vida despontou, foi num disco homônimo (Panthalassa) que o jazz cresceu (na verdade, o jazz já era grande, forte e auto suficiente, só quis aproveitar o gancho das palavras).

Miles Davis foi uma das coisas que a humanidade teve de melhor e você não pode ou não deve passar nem sequer mais um dia sem saber do que se trata. O planeta levou bilhões de anos para chegar até aqui, a existência de vida no planeta (da forma que concebemos) só foi e é possível por uma série de fatos raríssimos, por isso é interessante que não desperdicemos nossa curta passagem ouvindo qualquer porcaria de música. Gostar da "porcaria", não é um problema, mas achar que depois de 5 bilhões da anos só isso existe, é perder tempo.

Existem determinadas coisas no mundo que devem ser experimentadas, conhecidas, mesmo que você não goste. Essa é minha relação com o chatíssimo clássico (tão chato quanto importante) Pink Floyd (não vou colocar link meeesmo), Rolling Stones, The Cure, U2 e outras tranqueiras. Tive que escutá-las para saber do que se trata, acho que entendi, respeito muito, mas continuo não gostando, não é o meu tipo de música, só isso.

Quando falo do Miles Davis estou pensando nisso, que devemos conhecer músicas, filmes, quadros, pessoas e lugares que são de absoluta importância para aquilo que somos hoje, goste você ou não.
Existem outros autores que também estão nessa categoria, Tom Jobim, dona Silá do côco, Luiz Gonzaga, Mestre Salustiano, Paulinho da Viola, Pixinguinha, João Gilberto, Chico Buarque, Nação Zumbi.... Não importa nosso gosto, escute, conheça!

Que cantor(a) ou musico(a) você acha que se enquadraria nessa categoria?


5 comentários:

Anônimo disse...

ray charles, louis armstrong, jazzmatazz, roberto carlos e reginaldo rossi, lee perry...

dandara (humanas B) disse...

credo, como assim tu não gosta de Rolling Stones, The Cure e U2?? ._. mas tudo bem vai, tu gosta de Camisa de Vênus hahahahah :)

Thiago Koutzii disse...

thu cure e u2, eu realmente não gosto, mas Rolling Stones é muito mais legal (e melhor), mas já faz tanto tempo que é legal que já deu!
bj

Lucas disse...

miles davis é um bom homem..
Po, pessoas que vc não pode morrer sem saber quem foram é muito difícil de dizer, mas sei lá, Pedro almodóvar e salvador dali são algumas dessas pessoas.:)
Tbm num vale morrer sem escultar sigur rós..=)

maria anna disse...

olha...uma banda que eu recomendaria seria Sex Pistols...pelo menos pra naum dizer que nunca ouviu..^^ahh e eu ia dizer Nirvana mas dexa p/ lah..xD