sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Clima 1

As camadas da atmosfera, representadas na imagem acima tem diferentes papéis para nós que estamos aqui em baixo, na troposfera. Mas o desejo é falar especificamente do Efeito Estufa, da camada de Ozônio, seus buracos e alguns dos responsáveis.
A seqüência do tema, em posts futuros, nos levará à geopolítica do aquecimento global.

Sabemos que a camada de Ozônio filtra parte da radiação enviada do sol, e que isso garante uma temperatura agradável na Terra.
O Efeito estufa (imagem abaixo) hoje é vilão, responsável por reter parte da radiação filtrada pela camada de ozônio, de modo que também responde às temperaturas terrestres. Tanto hoje em dia, como milhões de anos antes do aquecimento global. sem o calor retido pelo Estufa não estaríamos aqui, o dito cujo foi e é fundamental para o desenvolvimento da vida aqui na terra.

A radiação, ao atingir a superfície terrestre é refletida, tanto na forma de luz, como calor. Na medida em que a camada de Ozônio fica menor recebe-se mais radiação, fazendo com que o Efeito Estufa retenha mais calor, transformando-o em vilão de toda história.

Nenhum comentário: