sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Clima 2

A essa altura da investigação, já sabemos que o Efeito Estufa tem uma participação passiva ao longo do processo, mas cabe sempre lembrar que no inicio da trama, ele foi responsável por reter calor suficiente na terra, para que aqui surgisse a vida!
O Ozônio e sua camada tem mais culpabilidade que o Efeito Estufa, apesar de clamar ser tão vítima quando o EF. Ele alega em defesa própria, que o crescimento de seus buracos (e a menor capacidade de filtrar a radiação que aquece a terra) é resultado de gases que vem da troposfera tumultuar o ambiente e levar com eles alguns Ozônios. Quem mais faz isso são os CFCs, metanos e os muito maléficos carbônos.

O CFC é cada vez mais raro! Desde o protocolo de Montreal, ele esta sumindo do mapa, com estimativa de não ser mais fabricado em 2007!

O gás metano nos leva a quem o produz (eca!). Além de existir metano nas erupções vulcânicas e em pântanos (23%), as vacas (e outros animais, claro) respondem a 17% da produção, 12% estão em bactérias encontradas nas plantações da arroz. Mais 20% vem da extração de petróleo e gás.
Okok, a vaca não é a única culpada, mas a agricultura produz bastante metano!

O gás carbônico, atual líder no ranking de destruição do Ozônio, mandou avisar que ainda tem muita lenha, petróleo e gás para queimar, e só comparecerá na audiência quando for possível!

Já temos algumas provas incriminadoras que serão anexadas aos autos do processo!

Um comentário:

Anônimo disse...

que nada, a culpa é delas mesmo!
vacas que peidam loucamente!