quinta-feira, 26 de março de 2009

Projeções Cartográficas 4

  • Tanto a projeção do Mercator como a de Peters são cônicas, como mostra o desenho.
  • mas não esqueçam das diferenças vitais entre eles:
  • Mercator: mantém os contornos corretos, mas distorce o tamanho da área mapeada, usado em navegações.
  • Peters: mantém fidelidade as áreas mapeadas, mas perde a referência dos contornos, usado como símbolo revanchista do Terceiro Mundo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Seria errôneo bravar "Viva Peters!" ou não houve, na verdade, esse interesse revolucionário que saudamos entusiasmados?!

Thiago Koutzii disse...

olá,
são duas coisas diferentes.
o peters fez um mapa em que é posivel comparar as áreas de diferentes lugares ou coisas (por exmplo as áreas de florestas tropicais com áreas de taiga). esse uso foi e é importante, haja vista q a tal projeção mantém a proporcionalidade das áreas mapeadas permitindo tal comparação.
outro ponto, foi a retórica politica terceiro mundista, que eu chamei de revanchista por conta própria. os dois usos sao verdadeiros, depende do objetivo q vc tem para com o mapa!

ok? duvida?
manda bala ai nas perguntas!!

abçs!

Thiago Koutzii disse...

voltando, acho que seria erroneo, pois a projeção tem como objetivo a comparação de áreas. mas por outro lado, se utilizou muito o discurso politico, que é verdadeiro. mas dai bradar "viva peters", eu acho exagero.
mas mesmo assim, tatuei na perna o mapa mundi na projeção de peters. afinal, teria q escolher ou peters ou mercator, e nesse caso nao da para ter muitas duvidas e fiz o primeiro!
abç

Anônimo disse...

como dizem "a beleza está nos olhos de quem vê", e a utilidade também!

Alessandra disse...

Peters e Mercator são projeções cilíndricas.

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

sim alessandra, ambas são projeções cilindricas.