quinta-feira, 24 de julho de 2008

CLIMA 5 (REPOSTAGEM)

Ó, ele vende créditos de carbono. Os créditos de carbono (aqui para ver a parte jurídica e comercial), que fazem parte do tratado de Kioto são tentativas de fazer alguns países a manterem suas áreas florestadas, ou como dizem alguns ambientalistas, é o direito de poluir.

Um país que tenha em seu território vastas áreas florestadas, pode emitir um número equivalente de Co2. Calcula-se quantos carbonos a floresta em questão conseguirá seqüestrar da atmosfera, o resultado indicará se o país tem saldo de créditos positivo ou negativo.

Caso o país produza mais Co2 do que é capaz de seqüestrar, ele deverá comprar em algum lugar.

Onde se comprar crédito de carbono? Quem vende?

Ué? Os países que tem saldo positivo!

Mas não é qualquer país, só entram no jogo comercial os países ditos desenvolvidos, pois se supõem que os “em” desenvolvimento querem e vão aumentar suas emissões em seus supostos caminhos ao futuro incerto e cheio de expectativas.

6 comentários:

Amanda Gabriella disse...

Apesar de tantos avanços tecno-científicos, os Grandes países não conseguem desenvolver uma política econômica menos massacrante ambientalmente. Visando somente lucros e mais lucros. O que não pode é o povo aceitar e se acomodar, mas...

Ah Thiago! Eu te vi no Abril pro Rock na sexta-feira
e aí gostasse?
uahuaua :)
beijo

Ardiles disse...

Mas o que o povo vai fazer??? se o poder estão nas mãos dessas autoridades mundiais?? por mim eu já tinha jogado a banderinha branca...só resta esperar, e vê no que vai dar futuramente...
como vc disse amanda, esses homens que só pensam em lucrar, só vão sentir na pele as consequências quando suas famílias forem atingidas pela mesma.

também te vi thiago na tv...saiuhduia

Thiago Koutzii disse...

eu acho que identificar os problemas é um bom começo, mas é dificil solucionálos. são interesse diferentes, legitimos ou não, mas a única opção é começar. com grandes chances de errar muito até ficar bom!
talvez nem de tempo, mas e dai? só vou saber disso me esforçando e cobrando esforço dos outros.

ab

Amanda gabriella disse...

Ardiles..
Nós podemos fazer muita coisa:
Exigir mudanças dos governantes;
Não poluir os mares;
Preservar florestas;
Utilizar mais os meios de transportes coletivos;
.......

cada deve fazer a sua parte =)

Ardiles disse...

é muito difícil reeducar uma pessoa que desde que nasceu sempre teve ''aquilo'', viu ''aquilo'' por tanto praticou aquilo...o homem é produto do meio, e esse meio é muito dicícil de restaurar, porém nao é impossível...mas, para que seja restaurado, precisaria de muito e muito mais tempo do que os que nos resta..
eu axo....

amanda gabriella disse...

Não acredito em determinismo..
mas cada um sabe de si.
:)