terça-feira, 1 de julho de 2008

ASTRONOMIA 3 (repostagem)

O Leandro, da turma de exatas me perguntou sobre o planeta que descobriram, infelizmente eu sabia pouca coisa sobre ele, mas passei a caçar assunto. Gliese é o nome do dito cujo e sabe-se que está a 20,4 anos luz da terra, tem temperaturas entre 0º e 40ºC e que sua órbita em torno do sol do qual ele órbita duram 13 dias.
A revista veja, e sua mania (na verdade, hábito intencional e constante) de fazer capas sensacionalistas estampou que era a nova Terra!
Calma jão, se liga!
Antes de pensar em como chegar lá (com a tecnologia atual demoraria alguns milhares de anos), é importante saber as condições da atmosfera de Gliese que ainda não foi entendida. É preciso saber também a litologia do planeta para descobrir se há algum movimento tectônico, temperatura e recursos; também é importante averiguar as condições e tamanho dos oceanos identificados.
Então pra que catso serve esse planeta?

Primeiro, descobrimos um planeta que poderia ou é quase habitável! Isso é novidade! Devem existir outros, melhores e mais perto. Mesmo porque, me parece que a tecnologia existente diminui nossa pressa, afinal, quem quer ficar milhares de anos numa nave espacial?
Segundo, por que aguça uma série de sonhos antigos da humanidade, de colonizar outros planetas ou escapar dessa experiência moribunda e fadada a auto extinção (vida humana no planeta Terra).
Terceiro, o São Paulo poderia ser o único time brasileiro campeão de todo universo de fato!

4 comentários:

dandara disse...

é, quando tu falou desse planeta na aula, eu fiquei me perguntando sobre a atmosfera que ninguém tinha comentado sobre... e claro que não ia ser a Veja que iria comentar, ia acabar 'estragando' toda a matéria...

e bora colocar um nome mais bonitinho, né? Gleise é dose... hahaha

beijo

Venna disse...

esse planeta não tem graça cara.. não tem locadora nem net po x:
foram bons os esclarecimentos! e como a veja chega aqui toda semana, não por opção minha, vou dar uma olhadinha também (;

bem cabível seu ponto três...
saca o post dos grafiteiros deps!
bjs

dandara disse...

ok, a bateria do laptop acabou antes que eu pudesse consertar: é Gliese, faz favor. (não deixa de ser feio hahaha)

Ardiles disse...

pohha eu li essa reportagem...
interessante, mas ainda tá mt no início, sabe quase nada sobre o planeta em si...
mas foi um grande avanço.
tomara q exista vida la, para v se o negoço fica + emocionante...quero morrer sabendo q existe vida em outro planeta, de preferencia vida inteligente...
nossa q emoçaao
asuidhuiasduiasduihuasd
le passier...