segunda-feira, 28 de julho de 2008

GLOBALIZAÇÃO 3 (REPOSTAGEM)

A animação Ratatouille, que esta nos cinemas (aqui para salas em Recife) trata de um rato que é chef de cozinha, e que evidentemente, sofre as dificuldades que um rato enfrentaria ao querer ser um chef em Paris. De todo modo, a temática se relaciona diretamente com a globalização. Através do veiculo de massa que é o cinema, onde um local específico, com características culturais próprias se propaga disseminando parte de uma cultura, parte de um território pelo mundo. Esse mecanismo é um dos pilares da globalização, uma vez que junto com os filmes, valores morais, noção de certo ou errado, de feio ou bonito vem á tona.
O poder de disseminar idéias e valores culturais pelo mundo é bem complexa, tanto é que de nossas casas e cinemas nos acostumamos a ver sempre uma meia dúzia de locais consagrados e hábeis na arte de disseminar seus valores.
Como eu poderia descobrir, sem ir até a França que Ratatouille é um prato típico de áreas rurais, feito de vários legumes, se como fosse um ensopado? Provavelmente essa minha idéia do prato e da culinária francesa é tão real quando a idéia que um “gringo” que nunca veio ao Brasil, tem do carnaval, das mulheres e da caipirinha.

Os estigmas culturais fazem parte do processo globalizatório, afinal todos sabem que na Austrália tem canguru e bumerangue, que argentinos se acham europeus, que árabes se explodem, que alemão é meio nazista, que brasileiro toca ou canta ou joga bola bem....
Você lembra de algum estigma famoso?

4 comentários:

Amanda Gabriella disse...

Lembro de vários..
o mundo gira em torno de "rótulos".

Dandara Saldanha disse...

que americano é pirado, que escocês usa saia, que francês come caviar...

e eu to afim de assistir Ratatouille, achei a idéia da história no mínimo curiosa (:
beijo.

Lucas disse...

Que o baiano é preguiçoso, que os filmes da pixar são melhores que os da dreamwork(esse é real..:D), que homem que faz balé é gay(esse não é real)..
Num segui tão a risca os estigmas de nações, mas muitas pessoas acreditam nisso.:s

Lucas disse...

Ah, esqueci de dizer..Pra mim, Ratatouille é uma das melhores animações de todos os tempos..:)
Achei muito boa..Pena que Persepolis(que tbm é muito bom) tenha sido lançado no mesmo ano, se não teria mais chance de ganhar o oscar, mas em ano de Ratatouille, concorrer já é lucro.=)