quinta-feira, 31 de julho de 2008

ANIVERSÁRIO DO COMANDANTE!! 9REPOSTAGEM)

Hoje, dia 13 de Agosto, Fidel Castro completa 81 anos de vida! Segundo as mídias, as comemorações foram comedidas, uma vez da saúde debilitada do aniversariante. (aqui para o portal G1, da Globo, aqui para a BBC Brasil, e aqui para o jornal cubano GRANMA).
A idade somada a debilidade da saúde criam dúvidas pertinentes sobre como será depois que o comandante deixar de precisar de oxigênio?

Caricatura do Sergei.


Não sou especialista no tema, mas a experiência cubana foi e é muito rica. Não se trata de sim ou não, de bem e mal e de democracia ou ditadura. Não devemos resumir a experiência cubana a uma única versão dos fatos.

A repressão, o controle e a proibição de deixar os cubanos desertarem são de fato experiências péssimas. Por outro lado, a equidade de condições entre a população, o acesso á medicina de ponta, esporte de ponta, educação de ponta e uma outra série de assistências sociais, é de fato uma experiência muito rica.

Mas o que será depois?

Sendo cru e especulativo, penso e algumas opções.

O partido assume e tenta manter a mesma estrutura política e econômica até onde for possível.

Raul Castro, irmão do aniversariante, assume e aplica em Cuba o modelo Chinês. Ou seja, abre a economia mas mantém o controle político.

O modelo cubano acaba, são convocadas eleições diretas e depois de eleito, o presidente passa a adequar Cuba ao capitalismo.

China indo aos negócios. peguei no Arrastão.

Essas hipóteses são bem simplistas, mesmo porque, há de se considerar os interesses de outros países, como EUA, Venezuela, Brasil....

Um comentário:

Dandara Saldanha disse...

feliz aniversário pra ele! e cara, certeza que ele fará parte do grupinho de pessoas selecionadas que sobreviverão ao fim do mundo e almoçarão detritos junto com as baratas....

beijo, man.