sexta-feira, 15 de agosto de 2008

QUESTÕES 6

1- Não foram só os ciclos econômicos (da extração do pau-brasil à cafeicultura) que se lançaram violentamente sobre a Floresta Tropical (Mata Atlântica) durante os cinco séculos de ocupação do território brasileiro. Após a metade do século XX, intensificaram-se, entre outras
atividades econômicas, as relacionadas abaixo, que colaboraram para esse intenso desmatamento.

I. No estado do Paraná, a instalação da indústria de papel e celulose substituiu, por completo, essa vegetação natural por intensas áreas de reflorestamento, utilizando o eucalipto.
II. No estado de São Paulo, o complexo industrial de Cubatão vem contribuindo para a devastação, devido à urbanização local e à ocorrência das chuvas ácidas.
III. No Estado do Rio de Janeiro, a Cia. Siderúrgica Vale do Rio Doce, localizada em Volta Redonda, muito se utilizou da madeira de suas proximidades para abastecer seus altos-fornos.
IV. Ao longo de todo o litoral e de suas encostas, a devastação tem se acelerado em virtude da intensa especulação imobiliária.

Estão corretas:
a) apenas I e III.
b) apenas II e III.
c) apenas I e IV.
d) apenas II e IV.
e) I, II, III e IV.

2- ''O Rio São Francisco tem sido uma presença constante na vida nacional. Inicialmente, ele foi a grande via fluvial que ligava áreas do centro do Brasil à porção litorânea do Nordeste, tendo sido palco de lutas entre indígenas e colonizadores pela conquista e posse da terra, onde se traçaram os caminhos de gado'' (Manuel Correia de Andrade - Jornal do Commércio, 10/9/2000)
Sobre o tema referido no texto, não podemos dizer que:

A) O principal rio da bacia do São Francisco, embora esta se situe inteiramente no domínio morfoclimático do semi-árido, tem um regime fluvial permanente.
B) O Projeto de Transferência de águas do São Francisco visa beneficiar bacias de rios intermitentes dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
C) O rio São Francisco serviu como caminho de bandeirantes e pioneiros que se deslocaram de São Paulo para combater os índios na ‘‘guerra dos bárbaros''.
D) O São Francisco, em face das características geomorfológicas dominantes ao longo da maior parte do seu percurso, pode ser tido como um ‘‘rio de planalto''.
E) O Projeto de Transferência do São Francisco está localizado em trecho não navegável do rio, não afetando a navegabilidade da área entre Pirapora e Petrolina.