terça-feira, 26 de agosto de 2008

BANCO DEL SUR 2

Para acabar com a exploração promovida pelos bancos descritos no post anterior, chegou o novo Banco do Sul.
Até agora não se sabe como funcionará, mas a palavra BANCO identifica que não é doação, por que se fosse, não teria esse nome.
Mas já temos algumas couves para pensar.

Primeiro, cuidado para não se enganar e cair em possível continuidade do populismo chavista (pode ser populismo ou não, dependerá de como ele funcionará).

Segundo, todos os países sócios tem o mesmo poder de voto nas determinações administrativas. Isso é estranho, porque se a Argentina coloca 10 bilhões de dólares, por exemplo, e o Uruguai 100 milhões, eles terão o mesmo peso? Correr risco com dinheiro alheio é fácil.

Terceiro, de onde virá a grana do banco? Por que para emprestar dinheiro tem que te-lô. Como somos todos pobres, não teremos capital suficiente para fazer um banco capaz de sanar os problemas da América Latrina. Precisaremos de investidores internacionais colocando seu dindin aqui. Geralmente, bancos juntam um montante enorme, chamado de capital, e passam a vender ações e bônus. Os valore dessas ações entram para o banco, que o empresta por juros seguramente maiores.

Mas pense só, em que banco um investidor capitalista colocará seu dinheiro? Quem ele acha mais confiável, mesmo que a taxas de rendimento menores? No Citybank, no FMI ou no Banco do Sul?

Então, para o nosso novo banco receber dinheiro, terá q se comprometer a pagar altos juros para os investidores. Esses juros terão que ser repassados aos que pegarem grana com ele, e ao que tudo indica, os juros do Banco do Sul serão maiores que os bancos tradicionais, por questões que confiabilidade e segurança.

Faz sentido o dito acima?
Está claro?

Aqui, site do banco!
Aqui noticia no site do governo brasileiro.
Aqui, notícia do inesc.

4 comentários:

Franklin Montanha disse...

por que será que tudo abaixo da linha do equador, no que diz respeito as vicissitudes burocráticas governamentais, tem um gostinho de pastel de vento hein?...do nada ao nada, parafernália...

compre este pastel
promoção:
quem achar o queijo ganha outro..

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

tem mais coisa ai q eu nao sei, q pode fazer o banco dar certo, mas com o que foi divulgado, restam várias duvidas
ab

capitão disse...

hum... porra... deu pra sacar direito isso não.../
vow dar uma olhada nos jornais e pesquisar mais sobre...

flw...

Khalila Sandes disse...

A conversa é muito bonitinha e tal...
Mas não dá pra botar muita fé!

Comprei o pastel do Montanha!
Além do vento no recheio, um bilhete:
"Desculpe a ausência,
ASS.: Queijo"

Com quem eu reclamo? Quero falar com o gerente!!