terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS

Os vestibulares daqui, de Pernambuco, insistem em fazer questões sobre diferentes métodos geográficos. A partir da teoria de alguns geógrafos, tem-se métodos distintos de analisar e entender o mundo. O ruim desse tipo de conteúdo é um absurdo e insano reducionismo do papel desses autores na construção da ciência geográfica.
Mas, como sempre cai no vestibular, vamos aos nomes e métodos, mas já aviso aos amigos geógrafos, essa versão dos fatos é exclusiva em função do vestibular!!!

PRINCIPIO DA EXTENSÃO: elaborada pelo alemão Ratzel, esse principio entende que um território se comporta como corpos orgânicos em plena se seletividade natural das espécies, ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir. A idéia de expansão era associada ao tamanho do território e Ratzel entendia que todo território esta em movimento, ou em crescimento ou desaparecendo.
Também foi Ratzel que elaborou a teoria do DETERMINISMO GEOGRÁFICO. Essas teoria entende que o ser humano é fruto das características físicas do local onde vive, ou seja, a natureza determina as características do ser humano.
EXEMPLO: o Brasil, mesmo sendo um país tropical, cheio de frutas nascidas naturalmente e por isso tem população pouco esforçada (determinismo), tem crescido economicamente. Esses crescimento levará o país a um domínio territorial sobre Paraguai e Uruguai, país em crise muito aguda.

PRINCIPIO DA ANALOGIA: por Ritter e La Blache, criaram a clássica escola francesa de geografia. Esse principio entende que a geografia deve descrever áreas (clima, vegetação, relevo, economia) diferentes e assim, iniciar a comparação. A idéia era de uma geografia sem pretensões de julgar um país, apenas compara-los uns aos outros.
EXEMPLO: na medida em que o Brasil tem clima tropical úmido em seu litoral, que possibilita o plantio de inúmeras frutas grandes e suculentas, a europa com seu clima Temperado só permite o plantio de frutas menores, como amoras, cerejas e uvas nos locais mais quentes.

PRINCIPIO DA CONEXIDADE: Jean Brunhes elaborou a análise geográfica que parte da relação entre determinadas áreas e momentos históricos específicos.
EXEMPLO: a Zona da Mata Nordestina foi seriamente derrubada no período em que os países da OPEP resolveram baixar a produtividade de petróleo em 1973. desse modo o governo federal criou incentivos para a substituição da vegetação natural pela cana de açúcar para desenvolver álcool combustível.

PRINCIPIP DA ATIVIDADE: também por Jean Brunhes, entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta.
EXEMPLO: a Zona da Mata Nordestina foi seriamente derrubada e ao que parece continuará até que não sobre mais vestígio da vegetação natural. Isso se passa por que o processo colonial do país iniciou no litoral nordestino, formando várias cidades que hoje são as capitais dos estados, a cana colonial e o pró-álcool também tiveram seu papel na substituição da vegetação. Os novos investimentos do governo federal na região certamente terá seu papel nessa história, na medida em que a região se capitaliza, cria-se mais empregos, mais mercado consumidor que atrai mais industrias que consumirão mais matérias primas e ocuparão mais espaços, talvez em área hoje coberta com resquício de vegetação.

18 comentários:

Anônimo disse...

OI PROFESSOR THIAGO! SOU DO 3ºANO DO CONTATO(SAÚDE)E AMEI A AULA Q VC DEU HOJE, PRA MIM Q Ñ GOSTO MUITO D GEOGRAFIA, ESTÁ SENDO ATÉ LEGAL ESTUDAR, SEU BLOG É MASSA,PEGUEI ATÉ AS QUESTOES,DO PRINCIPIOS GEOGRAFICOS E VOU TENTAR RESOLVE-LOS...RSRSRSR....

AH! QUASE Q ESQUECIA, PQ O SENHOR Ñ PÕE O SEU ENORME COLAR AMARELO PARA FORA? KKKKKKKK(ZUEIRA EIM!)

FIKE COM RAIVINHA Ñ SOU SÃO PAULINA TBM!!!

XAUZINHU E AGENT SE VER POR AI

capitão disse...

opa;
aeww galera, eu tow vendendo o livro didatico do contato;
o UNO;
para 3° 2° e 1° anos...
tanto de espanhol e ingles...

em perfeito estado;
vem com o fichario e os cd's


tow o dia todo no contato...
qualquer duvida, pergunta pra amaury (da portaria);


(aeww thiago, ajuda ai nessa publicidade, pode??)

vlww

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

prefiro q vc mude de estratégia, mas beleza, o recado esta dado!

ab

Anônimo disse...

Hoho', o cd tem valiidade O.O'

Ae thiiago, BEM³ melhor estudar por aquii :D' massa (y)' Não gosto muiito de Geografiia, mais até que da pra levar :~
então ... é isso ae (Y)' beeijos .

Anônimo disse...

DUVIDA
THIAGO,o que voce falou sobre o principio da extensao..eu ja vi em outro lugar que isso era a teoria do espaco vital.Eu sei que as duas sao de Ratzel..mas ai confundi.

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

ola anônimo com dúvida!!

é verdade, a idéia que ratzel elaborou sobre a dinâmica territorial recebeu alguns nomes.
o dado por ele, em seu livro antropobiogeografia,é ESPAÇO VITAL, como vc esta dizendo.
ao passar dos anos os geógrafos também passaram a chamar de território vital, dinâmiva territorial, rincipio da extensão... e por ai vai...
os vestibulares daqui, preferem extensão, mas nas palavras do alemão, é espaço vital.

resumão: é a mesma coisa, a diferença é que um foi o autor quqe chamou e no outro é uma atrubuição de terceiros!

ab ou bj, sei lá....

Amanda Gabriella disse...

Eu realmente queria entender pq o vestibular de Pernambuco é tão mal feito. Cheio de questões limitadas e mal elaboradas.. Como pode?
Sendo profissionais bons que elaboram as provas..

dando uma passada no TK ;)

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

é verdade, tem coisa muito sinistra!!

bjao amanda!!
ve se da um,a passada antes de esquecer os amigos!

Anônimo disse...

você disse que Ritter e La Blache criaram o princípio da analogia, mas eu aprendi que Ritter o criou, La Blache, após a morte de Ritter, passou a estudar o princípio. porém quem o criou foi Ritter, e La Blache era apenas um bebê quando o princípio foi criado.

Anônimo disse...

CARA SOU DO CONTATO 3º EXATAS TAMBÉM SÓ QUE DA ZONA SUL, ESTUDO COM O PROFESSOR FERNANDO DOS ANJOS, GOSTEI MUITO DO QUE VOCÊ POSTOU MAIS FALTOU UM PRINCIPIO, O DE CASUALIDADE(ALEXANDRE HUMBOLDT), MAS VALEU. ;D
Até Mais

HISTORY disse...

E AEW,Thiago, tudo bem? Você poderia me indicar um bom livro de Geografia pelo qual eu possa dar uma estudada pra o vestibular da UFPE?

Isabella disse...

Gostei mt , obg!

Anônimo disse...

BABADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOON !


http://lh3.ggpht.com/_7ilrXlEHoPU/S5Qu2zDX3qI/AAAAAAAAAJo/isbw_-25Wjc/s800/paparazziladygaga.gif

Anônimo disse...

Fala professor..

Cade o principio da casualidade???

abracos

Thainá Mendonça disse...

O PRINCIPIO DA CAUSALIDADE ????????????

Raiza disse...

E o principio da individualidade???????????????/

Anônimo disse...

Faltou ainda um principio que é o da CASUALIDADE .

Anônimo disse...

Então, sobre a questão entre o Princípio da Extensão e a Teoria do Espaço vital é a seguinte:

Espaço Vital: Teoria
Principio da Extensão: caminho analítico, Método.