segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ATLAS ENERGÉTICO 14 - HIDRELÉTRICAS - CENTRAIS EM OPERAÇÃO

FONTE

empreendimentos de pequeno porte - micro e pequenas centrais hidrelétricas. Como indicado na Tabela 4.6, as usinas acima de 30 MW correspondem a 98,4% da capacidade hidrelétrica instalada no País.

Conforme ilustra a Figura 4.12, a maioria das grandes centrais hidrelétricas brasileiras está localizada na Bacia do Paraná, notadamente nas sub-bacias do Paranaíba, Grande e Iguaçu. Entre as demais, destacam-se Tucuruí, no Rio Tocantins, e Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó, no Rio São Francisco (Anexo 3-A).

TABELA 4.6 Distribuição das centrais hidrelétricas em operação por faixa de potência - situação em setembro de 2003
Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Banco de Informações de Geração - BIG. 2003. Disponível em: www.aneel.gov.br/15.htm.
(*) Ressalta-se que existem mais empreendimentos com características de PCH, os quais foram outorgados anteriormente à Lei 9.648, de maio de 1998 e, portanto, não enquadrados nessa categoria.
(**) Esta cifra aqui apresentada não coincide com aquela mencionada nas tabelas 4.3 e 4.5 em função das datas em que os dados foram extraídos das fontes e de diferenças na forma de contabilização.

As recentes mudanças institucionais e regulamentares, ao introduzir incentivos aos empreendedores interessados e remover uma série de barreiras à entrada de novos agentes na indústria de energia elétrica, assim como a revisão do conceito de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), têm estimulado a multiplição de aproveitamentos hidrelétricos de pequeno porte e baixo impacto ambiental no Brasil. Esses empreendimentos procuram atender demandas próximas aos centros de carga, em áreas periféricas ao sistema de transmissão e em pontos marcados pela expansão agrícola nacional, promovendo o desenvolvimento de regiões remotas do País. Os Anexos 3-B e 3-C apresentam a relação dessas centrais.

Como ilustrado nas Figuras 4.13 e 4.14, a maioria dos pequenos aproveitamentos hidrelétricos se localiza nas regiões Sul e Sudeste, nas bacias do Paraná e Atlântico Sudeste, próximo aos grandes centros consumidores de energia elétrica.

O Anexo 4 apresenta um diagrama topológico das usinas hidrelétricas existentes no Brasil.

FIGURA 4.12 Usinas hidrelétricas (UHEs) em operação no País - situação em setembro de 2003
Fonte: Elaborado a partir de AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Banco de Informações de Geração - BIG. 2003. Disponível em: www.aneel.gov.br/15.htm.

FIGURA 4.13 Localização das PCHs em operação no Brasil - situação em setembro de 2003Fonte: Elaborado a partir de AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Banco de Informações de Geração - BIG. 2003. Disponível em: www.aneel.gov.br/15.htm.

FIGURA 4.14 Localização das CGHs em operação no Brasil - situação em setembro de 2003Fonte: Elaborado a partir de AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Banco de Informações de Geração - BIG. 2003. Disponível em: www.aneel.gov.br/15.htm.

Nenhum comentário: