sexta-feira, 5 de setembro de 2008

NA UFPE

Outro dia postei aqui sobre novos cursos que serão oferecidos pela UFPE e, de bate pronto, Fábio nos alertou que estavam rolando várias manifestações na UFPE, mais ou menos por conta desses novos cursos.


Ele está correto!

O REUNI, é um plano de reestruturação dos cursos universitários, pelo menos dos que se candidatarem as verbas oferecidas!

As instituições afirmam que o REUNI oferecerá maior dinamismo e melhores condições aos cursos. Leia aqui a versão da UFPE e aqui do JC.

Os estudantes acreditam que o REUNI irá sobrecarregar a já débil infra-estrutura, sem falar no crescimento de número de estudantes por professor! Leia aqui o BLOG DA OCUPAÇÃO DA UFPE!

Pessoalmente, não estou inteirado do tamanho dos dilemas, mas sinto o cheiro de que a idéia do projeto é boa, mas precisa de ajustes, como qualquer projeto quando vira ação.

Mas para não ficar em cima do muro, faço outro tipo de crítica!

Sei que no Brasil falta investimento em tudo, inclusive no nível universitário, mas tenho cada vez mais certeza que não adianta pular os investimentos na educação básica, faixa etária que infelizmente não pode invadir reitorias, nem escrever blogs e nem ao certo o que exigir para melhor crescimento!

Só investir nos jovens adultos é complicado, porque antes disso, enquanto chicos, deixarão de aprender sensações, experiências, valores e “autonomias” que os investimentos poderiam criar nas escolas e professores que lecionam para as faixas mais tenras.

3 comentários:

Dandara Saldanha disse...

nêgo como sempre querendo construir o prédio da cobertura...

capitão disse...

humhum...

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

é né, tb acho, mas é dificil, falta tudo pra muita gente e em muito lugar!
quem falar mais alto leva os parcos recursos...
os pqnos q ainda não falam ficam com menos....
abçs