segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PRIMEIRO COMENTÁRIO

ESSE COMENTÁRIO AI DE BAIXO, FOI FEITO ASSIM QUE A PROVA TERMINOU, ESTÁ NO SITE DO CONTATO E AQUI!

A prova, de maneira geral, foi bem distribuída entre geografia humana e física, contempladas com seis e quatro quesitos, respectivamente. Mais especificamente, tivemos cinco questões de Geografia Geral e cinco de Geografia do Brasil.

As questões referentes à Geografia Física foram mais difíceis e específicas que as demais, sobretudo as que versavam sobre o Brasil, principalmente a questão sobre as classificações climáticas de Köppen.

Foi surpreendente a ausência de questões sobre relações comerciais, do Brasil e/ou do mundo, assim como a transposição do rio São Francisco e recursos energéticos.

A prova teve como pontos facilitadores os temas relacionados a Atualidades. Como as questões referentes à economia do Chile, aos movimentos separatistas do Canadá, a demografia brasileira, como também questões sobre hidrografia (abordou o mar Mediterrâneo, dando como referência as cadeias de montanhas que o circundam).

As questões com moderada dificuldade faziam referências a questões climáticas do Brasil, vegetação pela geografia física e matérias primas siderúrgicas e sistemas agrícolas pela geografia humana.

Chamou atenção pelo grau de especificidade, que é uma tradição da COVEST, a questão referente às classificações climáticas de Koppen, fora essa, a prova foi de dificuldade moderada e adequada.

Nenhum comentário: