terça-feira, 14 de abril de 2009

BIG ONE!

Risco de grande terremoto na Califórnia até 2038 é de 99%


DA FRANCE PRESSE
Um violento terremoto com capacidade de causar destruição em massa ocorrerá com 99% de certeza na Califórnia durante os próximos 30 anos. A conclusão é de um novo modelo probabilístico -um método para medir riscos- do USGS (Serviço de Geologia dos Estados Unidos), apresentado ontem.

Segundo os cientistas da agência, as chances de os californianos escaparem de um terremoto de 6,7 graus na escala Richter até 2038 é de apenas 1%. O risco de um terremoto "monstruoso" -acima de 7,5 na graus- é de 46% no mesmo período.



O novo modelo também prevê que o sul da Califórnia, onde se concentra a maior parte da população do estado, provavelmente será o mais afetado. Duas das maiores cidades do Estado -Los Angeles e San Francisco- têm mais de 63% de probabilidade de serem atingidas. A última vez que um terremoto de grande magnitude atingiu a região foi em 1994, quando 60 pessoas morreram em Los Angeles.



O novo sistema do USGS combina informações de sismologia, geologia de terremotos e medidas precisas da superfície terrestre. "Essa nova e abrangente previsão avança nossa compreensão dos terremotos e reúne a pesquisa existente a novas técnicas e dados", disse Ned Field, chefe do Grupo de Trabalho sobre Probabilidades de Terremotos na Califórnia.
----
As imagens, eu que coloquei, a matéria veio do http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1504200807.htm

Nenhum comentário: