quarta-feira, 28 de maio de 2008

duas pessoas, um fã, emoção e uma boa inveja

O emocionante vídeo aí de cima é o final da apresentação de Ensaio sobre a Cegueira, recém transportado para o Cinema pelo Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Domésticas, Palace II, O Jardineiro Fiel..)

Eu gosto muito de todos os filmes do Meirelles que eu vi (esses 4 aí citados), e admiro demais o Saramago (para os infiéis, o Saramago é o velhinho da esquerda).

A cena, emocionante, com um Meirelles assumidamente inseguro, me deixou com inveja. Uma boa inveja. Do Saramago por ser o escritor maravilhoso e reconhecido que é que se sentiu devidamente homenageado com a obra. E do Meirelles por ter emocionado o Saramago e ouvir o que ele ouviu. Eu daria muita coisa para ser qualquer um dos dois naquele momento...

11 comentários:

Luís Felipe disse...

emocionante...
há pouco tempo li ensaio sobre a cegueira e achei demasiadamente bom o Saramago, que tem um jeito peculiar de escrever.
não sei o que é melhor: fazer a releitura de uma obra e autor ficar maravilhado, ou ser o autor da obra e ver a releitura dela...
eu também queria ser um desses dois.

Lucas disse...

Po, eu só li intermitências da morte, de saramago, a já tava com vontade de ler ensaio, e agora fico com mais vontade ainda.. Não sei se quero ver logo o filme ou ler logo o livro..enfim, foi bastante emocionante o vídeo, e aas palavras de saramago pareceram tudo que meirelles precisava ouvir naquela hora..:}

Anônimo disse...

Tarsinho, me destes uma dose dupla de lágrimas boas numa 5ª feira à noite qualquer...dupla por ter visto duas vezes, seguidas, com o mesmo nó na garganta apertando, com a certeza de que seria assim quantas vezes quer eu visse esse pequeno filminho tão denso de emoção...lindo! um beijão, Tati

CaPiTãO disse...

eu realmente não gosto deles.
não gosto do saramago... e muito menos do meireles.

axo q tem MTA gente MUITO melhor q o meireles...
e sem falar q o filme "O Jardineiro Fiel" NÃO dá pra assistir...
não dá mesmo...

aquilo não entra.
...

mais... se vc's gostam... nada contra.

thiagokoutzii@hotmail.com disse...

muito bonito mesmo, o fernando ficacompletamente perdido!!1
tão bonito quanto pessoas que reparam nas belezas de algumas coisas humanas!

e tem gente cuja a meta de vida é ganhar dinheiro, e só!

---

cap. o fernando é muito bom, e o saramago um gigante. eles já tem história, já são. o seu gosto, assim como o meu, vale quase nada. acho q o tarso quis mostrar a beleza da cena, o peso de ter feito da vida algo absolutamente relevante e ainda assim, ser capaz de se emocionar com o gesto de um parceiro.

seu nivel de sutileza e humildade éalgo que nao tinha visto ainda...

márcio disse...

Eu já tinha visto esse video e achado maravilhoso. Eu li o livro e posso dizer, com certeza, que é um dos melhores que já li. Depois desse video fiquei esperando ainda mais pelo filme :D
Abraço!

Tarso Loureiro disse...

queridos,

que bom que quase todos gostaram...
vale ler a carta que o fernando meirelles escreveu na folha sobre o ocorrido. o vídeo (gravado pelo filho do fernando) fica ainda mais emocionante.
o link é esse aqui: http://basedelinks.blogspot.com/2008/05/ensaio-sobre-cegueira.html


Lucas e luis felipe: o livro primeiro, sempre. o filme induz imagens mentais na leitura do livro, e nunca consegue ser tão profundo quanto o livro. Leiam o artigo do meirelles no link aí de cima e provavelmente suas dúvidas cessrão.
e mais: o livro em questão é tão bom, mas tão bom que vcs terminarão antes do filme entrar em cartaz.

ab

Márcio disse...

Tarso,
realmente o livro é um achado! Quando eu comecei a lê-lo, não quis mais parar. Eu acho até que um dos problemas foi eu NÃO querer parar de ler, ficava morrendo de vontade de chegar ao final e ao mesmo tempo não queria acabar de ler o livro. Magnífico!
E eu fico muito feliz em ver que o Fernando respeita tanto a obra do Saramago e preocupa-se com a opnião do autor.
Só por isso já vale o ingresso!

Abraço!

Luís Felipe disse...

tarso: eu também acho que fazer a obra é melhor do que a releitura!
mas fazer a releitura e o autor se emocionar do mesmo jeito quando fez a obra, sei não...
ahaushauhs
lucas, é melhor ler o livro bicho!
muiot bom!

Luis Felipe disse...

só tô apreensivo em relação ao filme... parece que o fernando refez umas 6 vezes...
tô na expectativa!

Lucas disse...

Claro, claro..
Ler o livro antes vale muito mais a pena..mas minha expectativa para o filme continua muito grande.:}