domingo, 20 de julho de 2008

Direto do Anima Mundi 2008.

Quem está em São Paulo e tem um mínimo de fome de mundo não pode deixar de ir no AnimaMundi 2008, que tem sua versão paulistana na semana que vem (23 a 27 de julho; programação completa no www.animamundi.com.br)
O vídeo aí de cima é do grupo japonês Tochka, que faz animação com luz. Funciona assim: pessoas desenham no espaço com lanternas de luzes coloridas, os esboços luminosos são capturados por uma câmera fotográfica e depois transformados em animação.

10 comentários:

Lucas disse...

caramba... muuito legal.:)

CaPiTãO disse...

esse tipo de coisa só vai pra SP mesmo... ¬¬

Tarso Loureiro disse...

Capitão, esteve no RJ tb, mas a crítica é válida. Há de se lembrar no entanto que se tratam das 2 maiores cidades do Brasil, onde o público é obviamente, mto maior do que em outras capitais brasileiras...
Algumas dessas cidades no entanto vem tendo iniciativas bem bacanas que tb ficam limitadas, o Abril Pro Rock e o Festival de Teatro de Curitiba são 2 bons exemplos.

ab.

Lucas disse...

Po, é verdade que Rio e São Paulo são as 2 maiores cidades do país, mas é muito mais fácil alguém do rio ir pra são paulo e o contrário tbm, do que eu, de recife, ir pra o sudeste.Portanto, eu acho que poderiam colocar o evento em uma das duas e em outro lugar do país, mais descentralizado, acho que ajudava a vida de quem vive nas periferias do eixo rio-são paulo.
Ficou meio confuso né? espero que tenha dado pra entender.:}

Tarso Loureiro disse...

Lucas,
Deu pra entender sim e eu concordo plenamente.
Ocorre que esses eventos não costumem ser patrocinados pelo Estado. A inicitiva privada, por sua vez, não tem interesse em fazer política cultural mas ganhar dinheiro. Provavelmente eles devem sondar mercados e "concluir" que a chance de perder dinheiro com uma coisa dessas é gde e aí não fazem.
Embora conheça a cidade, desconheço o dia-a-dia do recife. Qtas salas de cinema passam filmes off-hollywood e ganham dinheiro com isso? Pq se não tem público para assitir, por exemplo, Amores Brutos (com o Gael Garcia Bernal e tal) não vai ter para assistir uma mostra de cinema, (de animação!!!) que, apesar do bom video que eu postei, tem muita coisa chata, ruim e meio mal feita, como toda mostra de cinema...

Lucas disse...

Eu entendo o que tu tá dizendo tarso e sei que é por isso que há essa centralização de cultura ai no sudeste, mas que é injusto é..:P
Quanto a quantidade de salas off-hollywoods, que eu conheço, 2. a fundação e o cine-teatro apolo.Já se tem lucro, pelo que eu sei, não..a fundação parece que ainda tem ajuda do governo, e o apolo, num sei...Isso pra mim é uma pena, pq o público infelizmente fica a mercê desses 2 cinemas e raras sessões de arte, o que faz nós buscarmos outras fontes, como baixar o filme pela internet.É uma coisa que eu acho meio ruim(afinal, nada se compara a sair de casa, ir pro cinema e ver um bom filme no telão) mas infelizmente as vezes é a única opção.
E só pra continuar concordando cntg, amores brutos é um filme muito bom, e eu não sei se vc já viu os outros filmes escrito pelo roterista deste(21 gramas, babel e 3 enterros de Melquiades Estrada), mas se não viu, recomendo que veja.Os livros dele tbm são muito bons, ele trata de um modo muito interessante a morte, isso me atrai.:]

CaPiTãO disse...

bom...
axo q quanto a cinemas "off-hollywoods" nós já temos o suficiente. até pq, se tivesse mais, eu tenho certeza q não daria nem lotação minima.

a fundação é mto boa. o apolo, é meio nojento, mais, é estigado tb.

e quando eu falei isso, eu não me referia especificamente a essa amostra de cinema. me refiro a TANTAS outras coisas q rolam por ai e não chegam aq.
é uma merda isso... e eu sei q tem nem oq fazer... é iniciativa privada e pá...
mas... num custa nada reclamar.
xD

ahh... por falar em filme bom.
hj rolou "Laranja Mecânica" lá na livraria cultura (FILME DU KARAIIIIIII... kubrick é O CARA mesmo... tem pra ninguem) e digo logo, a sala tava lotada; nego sentado no xão. o organizador lá, diss q hj foi o dia q deu a maior lotação da sala de todos os festivais q eles já fizeram lá, nesse estilo. isso é a prova q publico TEM.

e por sinal, a cultura está fazendo um belo trabalho de passagem de filmes "arte" antigos.

pra quer quiser sacar os proximos filmes, entrem no site da cultura e coloquem "eventos".

valhe a pena;

flw

Tarso Loureiro disse...

Por partes,

Lucas, os outros filmes que tb são dirigidos pelo Iñarratu (acho que é assim q escreve) eu vi. Mas o 3 enterros, não valeu pela dica.

Lucas e Capitão, mais do que não custar nada, reclamar, participar das poucas coisas que rolam e lutar para que a realidade mude é o que fará ela mudar.
hannah Harendt disse uma vez o seguinte: nunca duvide da capacidade de um pequeno grupo de pessoas mudar o mundo. È sempre um pequeno grupo de pessoas que muda o mundo.

ab.

CaPiTãO disse...

falou tudo tarso!!!

Lucas disse...

Falou mesmo..=)
dasuhduahs